Desenvolvimento da Educação
- Monica Cussi
- 15 de mar. de 2016
- 1 min de leitura
O Ministério da Educação (MEC) abriu recentemente o acesso ao sistema para inserção de dados do Plano de Ações Articuladas (PAR). Trata-se de uma ferramenta criada em 2007 pelo governo federal, para atender ao Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). De acordo com a assessora de Programas Federais da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), Gleice Barcelos, o PAR é uma ferramenta de avaliação, diagnóstico e implementação de políticas de educação.
“É por meio deste sistema que a SEMED, numa ação conjunta com cada gestor escolar, pode fazer um diagnóstico prévio da realidade das unidades existentes na rede municipal de ensino. A partir desta avaliação, podemos planejar, com base nos dados do IBGE, novas ações educacionais para atendimento de diversas demandas, como por exemplo, os novos loteamentos”, afirma.
O PAR é um raio-x da rede Depois de analisar, avaliar o diagnóstico, o FNDE libera recursos para ampliações, aquisição de material e mobiliário, qualificação de profissionais, construção de novas unidades e outras demandas apresentadas pelo município. Tudo em consonância com o Planos Decenais Municipal, Estadual e Nacional, numa política de planejamento a curto, médio e longo prazos, por entender que a Política de Educação deve ser rigorosamente planejada.
Comments